A apresentação foi feita por Rui Vieira Nery, membro da comissão científica criada para preparar a candidatura, que explicou aos membros das missões diplomáticas acreditadas em Lisboa, que se deslocaram no dia 14 de Junho ao Teatro São Luíz, os moldes da candidatura do Fado à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, junto da UNESCO.
Rui Vieira Nery considera que “esta é uma candidatura para vencer” e depois de proporcionar a audição do fado “Gaivota”, cantado na voz de Amália Rodrigues, afirmou que “é este o tesouro que queremos partilhar com o Mundo”.
Presentes na cerimónia estiveram vários artistas e músicos ligados ao fado, entre os quais Carlos do Carmo, que integra a comissão consultiva da candidatura.No final, o guitarrista Ricardo Parreira brindou todos os presentes com um concerto instrumental, num tributo à guitarra portuguesa e a todos os seus executantes.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa e a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, atribuíram ainda a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, ao conjunto de guitarristas formado por Raul Nery, José Fontes Rocha e Joel Pina. “A deliberação da Câmara fala por si”, disse António Costa, acrescentando que “o fado são todos aqueles que o fazem, que o escrevem, que o cantam, mas também que o tocam”.