Escolas – Programa Piloto

A inscrição do Fado na Lista Representativa do Património Cultural e Imaterial da Humanidade pressupõe a concretização de um Plano de Salvaguarda do Património do Fado que, por sua vez, prevê a implementação de um Programa Educativo que promova gradualmente a integração transversal de conteúdos relacionados c/ o universo e cultura do Fado nos programas escolares dos vários níveis de ensino – do básico ao superior – articulando as perspectivas académicas e científicas com o saber e a participação efectiva da comunidade do fado: intérpretes, músicos, autores, compositores, construtores de instrumentos.

Neste contexto o Museu do Fado decidiu promover um projecto-piloto, lançando para este efeito um convite às escolas da cidade de Lisboa para apresentação de propostas na área educativa.

Foram selecionados os projectos de quatro escolas:  a Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão, o Colégio Militar, o Colégio de Santa Doroteia e o Instituto de Música Vitor Matono. Os projectos começaram a ser executados em meados de 2011:

Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão

www.esec-luisa-gusmao.pt

A Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão (ESDLG) começou por realizar um inquérito aos alunos do ensino básico com o objectivo de perceber o interesse destes pela aprendizagem de guitarra portuguesa, viola de fado e canto de fado. Para os sensibilizar para a temática do fado, organizou uma visita guiada ao Museu do Fado.

Actualmente a ESDLG está a promover um conjunto de workshops sobre o universo do fado, designadamente sobre a história e origem do Fado, os diferentes tipos de fado, as temáticas das letras do fado, as características da música, os bairros do fado e o fado como símbolo nacional.

Nos dias 12 de Abril e 2 de Maio, Daniel Gouveia, professor do Seminário de Letristas da Escola do Museu, proporcionou aos alunos uma apresentação sobre a poesia para fado. No dia 17 de Maio foi a vez de Mariza, embaixadora da Candidatura, dar uma aula sobre Fado.

Em simultâneo, alguns alunos da escola têm-se deslocado ao Museu do Fado para terem aulas de guitarra portuguesa com o Mestre António Parreira e aulas de canto com a fadista Julieta de Castro. Durante 3 meses, entre Março a Maio deste ano, alguns alunos aprenderam a interpretar fados com aulas de guitarra portuguesa e de canto.

No dia 15 de Junho realizou-se a festa de encerramento do ano lectivo onde as alunas do mestre António Parreira e da fadista Julieta Estrela apresentaram à comunidade educativa os fados que aprenderam nas aulas. Acompanhadas pelo professor de guitarra interpretaram alguns fados como Lisboa Não Sejas Francesa e Cheira a Lisboa.

Estão previstas actividades abertas à comunidade educativa, nomeadamente uma exposição de fotografia sobre fado, a recriação de ambientes de fado, a organização de uma Noite de Fados na escola e a “Construção da Narrativa do Fado”. Será ainda criado um blog para divulgação e partilha das várias acções realizadas no âmbito deste projecto educativo.

Festa Encerramento D. Luísa de Gusmão

Mariza dá aula muito especial

Colégio Militar

www.colegiomilitar.pt

O Colégio Militar deu início à execução do Projecto Educativo com uma série de visitas guiadas ao Museu do Fado com alunos do ensino básico para os sensibilizar para a temática do fado.

No dia 9 de Maio realizaram um concerto com António Pinto Basto e Teresa Tapadas onde os fadistas deram explicações valiosas aos estudantes transformando-o num concerto-aula.

Está prevista a realização de trabalhos de pesquisa sobre ex-alunos do Colégio Militar ligados ao fado e a realização de um Concurso de Fado, aberto a todos os alunos do 5.º ao 12.º ano.

Fados no Colégio Militar

Colégio de Santa Doroteia

www.csdoroteia.edu.pt/

O Colégio de Santa Doroteia está a desenvolver um projecto integrado para a produção de um CD interactivo e de um livro que reúne os contributos dos alunos dos vários ciclos de ensino.

Os alunos dos 2.º e 3º ciclos vão gravar o CD, a partir de uma selecção de fados feita pelos professores responsáveis pelo projecto. Os mesmos alunos irão elaborar o livro, subordinado ao tema “Fado com Histórias”. O livro contextualizará os temas musicais selecionados e incluirá uma secção de actividades lúdicas. Pretende-se que venha a constituir uma ferramenta de apoio aos professores de Educação Musical.

Os alunos do ensino secundário têm a seu cargo a componente gráfica do livro e do CD, designadamente a composição, paginação, tratamento de imagem e ilustração.

Nas aulas de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica, os alunos foram convidados a trabalhar sobre o universo visual do fado.

O resultado do trabalho realizado ao longo deste ano concretizou-se numa exposição temporária no Museu do Fado em Julho deste ano. A exposição Tudo Isto é Fado inclui trabalhos nos mais variados suportes como papel, video e linóleo e nela podem ser vistos registos gráficos de casas de fados, estudos para a posterior construção de rosetas, um taumatrópio, teatros de sombras e pictogramas.

Os estudantes do Colégio de Santa Doroteia fizeram ainda visitas guiadas ao Museu do Fado para se familiarizarem com a história e o universo do fado.

Exposição Tudo Isto é Fado

Instituto de Música Vitorino Matono

www.imvm.net

O instituto de Música Vitorino Matono está a organizar um concerto comentado, onde serão interpretados temas do fado tradicional, especialmente adaptados para acordeão, assim como dois temas de obras originais do Prof. Vitorino Matono, segundo o método “Acordeão Fadista”.

Os alunos do Instituto foram desafiados a realizar trabalhos sobre a relação entre o fado e a guitarra portuguesa no âmbito da disciplina de História da Música e a Orquestra do Instituto Vitorino Matono – constituída pelos alunos mais avançados – protagonizará um recital no início do próximo ano lectivo, no Museu do Fado, onde serão interpretados fados bem como temas originais.

Abr 2017
STQQSSD
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30